TRABALHO FINAL DO E-PROINFO
Moygley Samarone Viana
A MÁQUINA E O HOMEM
Tutor: José Augusto Melquíades de Oliveira
Serra Caiada/RN
Dezembro de 2013
RESUMO
Há uma grande dificuldade no processo de adaptação do homem a máquina, o que traz alterações no estilo de vida do professor/aluno, que precisa se preparar e se reciclar para acompanhar o desenvolvimento do mercado de trabalho. Para muitos profissionais, é ultrapassada a ideia de que possuir um curso de graduação é o suficiente para sua formação acadêmica, hoje não basta só o curso superior, mas uma série de complementação como: curso de inglês, como falar em público, pós graduação, doutorado, enfim, temos que estar se atualizando, ou então acabamos ficando para traz, e para essa globalização de hoje requer muito do ser humano.
JUSTIFICATIVA
A máquina é projetada e construída para executar determinada operação com o objetivo de substituir e aliviar o esforço humano, ser bem mais produtiva, precisa e rápida. Fazendo uma retrospectiva e ao observar a evolução na engenharia das máquinas, percebe-se uma grande evolução tanto no aspecto qualitativo como quantitativo, e hoje pode se dizer que quase tudo no mundo necessita de ajuda das máquinas, na produção/indústria, na medicina, na vida das pessoas. Será que todos tem acesso e disponibilidade de usufruir dessa nova era tecnológica? E conseguiram acompanhar essa nova evolução?
Discuti-se há algum tempo sobre a necessidade de governos investirem na inclusão dos cidadãos para, entre outras coisas, terem condições de convívio com o mínimo de conforto e segurança em nossa sociedade globalizada e informatizada. De fato, as máquinas com suas evoluções impõem que si tenha familiaridade com as mesmas. Empresas de alta tecnologia divulgam que qualquer cidadão pode estar a apenas um toque de qualquer serviço ou produto, seja de medicina, indústrias e tantos outros, o gargalo de todo este acesso está na educação que infelizmente, é sempre a ultima a incorporar novidades tecnológicas tão necessárias para a sobrevivência.
Sofremos de miopia estratégica na medida em que não conseguimos que os nossos planos, projetos e programas tenham a duração necessária para que as mudanças ocorram. Não se consegue tornar viável na educação nenhum projeto de médio e longo prazo, pois, cada vez que é mudado o governante de plantão todo o processo é reiniciado, prejudicando toda uma geração de jovens que ao sabor das políticas públicas de ultima hora, vão sendo mal orientados, mal formados e tornando-se cidadãos de segunda categoria para enfrentar o mundo, para o qual não estão minimamente preparados.
OBJETIVO GERAL/ESPECÍFICOS
Levar o educando a aprimorar suas praticas de digitação e elaboração de textos.
Buscar compreender quais são as estratégias adequadas para se adotar o uso pedagógico das ferramentas de edição de textos.
Torna mais simples as tecnologias para os educandos.
Mostrar que as tecnologias podem ajudar na aprendizagem.
Mostrar que as tecnologias podem ajudar na aprendizagem.
PROCEDIMENTOS METODOLOGICOS
Continuamos ensinando da mesma forma como aprendemos e como nossos avós aprenderam. Os conteúdos curriculares que meu bisavô estudou são o mesmo que ainda estudamos em nossas escolas, sendo ensinado com cara nova. Qual a motivação que um aluno tem para continuar durante cerca de quatro horas ouvindo os esforçados professores ministrando aulas expositivas cujo único meio tecnológico é o quadro de giz? Devemos dinamizar essas aulas com apoios e recursos pedagógicos como: Computador, Tablet, Internet, Data show, CD/DVD, TV, Aula de Campo, Dinâmicas, tudo para diferenciar e inovar a prática de aprendizagem.
CRONOGRAMA
Todos os procedimentos descritos serão aplicados no ano letivo de 2014.
Todos os procedimentos descritos serão aplicados no ano letivo de 2014.
AVALIAÇÃO
Quando colocados lado a lado para desenvolver projetos, professores e alunos travam uma batalha. De um lado os professores conhecedores de seus conteúdos programáticos de rotina, mas inseguros quanto ao manuseio dos computadores, do outro os alunos ávidos e curiosos para descobrirem o funcionamento do novo “brinquedo”, aprendem rápido a navegar e sempre utilizam para jogos, ou em paginas de conteúdos de qualidade questionáveis. O professor inseguro com o novo e o aluno sempre estando na frente com as novas tecnologias.
Os avanços da tecnologia mudaram profundamente os hábitos da sociedade e as relações de trabalho. Os professores/alunos, quando não excluídos desse processo, precisam estar sempre se reciclando para conseguir acompanhar o ritmo do mercado que, cada vez mais, aumenta sua exigência. A presença do computador, da internet, do que é novo no ambiente de trabalho exige que professores/alunos estejam em sintonia com as novas tecnologias. Há, portanto, uma exigência constante por qualificação profissional e, em alguns segmentos, uma mudança bastante radical do perfil do professor/aluno.
Quando colocados lado a lado para desenvolver projetos, professores e alunos travam uma batalha. De um lado os professores conhecedores de seus conteúdos programáticos de rotina, mas inseguros quanto ao manuseio dos computadores, do outro os alunos ávidos e curiosos para descobrirem o funcionamento do novo “brinquedo”, aprendem rápido a navegar e sempre utilizam para jogos, ou em paginas de conteúdos de qualidade questionáveis. O professor inseguro com o novo e o aluno sempre estando na frente com as novas tecnologias.
Os avanços da tecnologia mudaram profundamente os hábitos da sociedade e as relações de trabalho. Os professores/alunos, quando não excluídos desse processo, precisam estar sempre se reciclando para conseguir acompanhar o ritmo do mercado que, cada vez mais, aumenta sua exigência. A presença do computador, da internet, do que é novo no ambiente de trabalho exige que professores/alunos estejam em sintonia com as novas tecnologias. Há, portanto, uma exigência constante por qualificação profissional e, em alguns segmentos, uma mudança bastante radical do perfil do professor/aluno.
REFERENCIAS
PARPET, Seymour: A Maquina das Crianças: Repensando a Escola na Era da Informática; trad. Sandra costa – Porto Alegre: Artes Medicas, 1994.
PARPET, Seymour: A Maquina das Crianças: Repensando a Escola na Era da Informática; trad. Sandra costa – Porto Alegre: Artes Medicas, 1994.
http://www.ask.com/Modelos+De+Textos
HTTP://www.slideshare.net/.../elaborao-e-edio-de-textos-8259024
http://proinfocformoso.blogspot.com/…de-textos.html
Conheça o palestrante sem pernas e braços que é exemplo de superação, uma vida sem limites.
http://rederecord.r7.com/video/conheca-o-palestrante-sem-pernas-e-bracos-que-e-exemplo-de-superacao-525b36090cf2fb3b5d7d931e/
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