sexta-feira, 20 de dezembro de 2013



PROINFO INTEGRADO
Programa Nacional de Educação Continuada em Tecnologia Educacional

Cursistas
Simone Adelino
Gilza Maria Lourenço da Silva
Maria Lúcia Galdino da Silva

A EXECUÇÃO DO CURSO PROINFO INTEGRADO

Tutor: José Augusto Melquiades de Oliveira


Presidente Juscelino/RN
2013
SIMONE ADELINO
GILZA MARIA LOURENÇO DA SILVA
MARIA LÚCIA GALDINO DA SILVA


A EXECUÇÃO DO CURSO PROINFO INTEGRADO




PRESIDENTE JUSCELINO/RN
2013
TÍTULO: As Novas Tecnologias no Mundo Atual
RESUMO
Como vivemos em um mundo contagiado pelas Novas Tecnologias e enquanto escola precisamos levar em conta os benefícios desses instrumentos, no processo de Ensino Aprendizagem na Escola de Ensino Fundamental, pois é de suma importância o uso dessas ferramentas no dia a dia do aluno, tanto na escola, como em seu contexto social, uma vez que por meio dessas interações o aluno adquire autonomia na construção dos seus conhecimentos e enquanto ser social.
INTRODUÇÃO
Segundo Paulo Freire, aprender é um processo que desperta no aprendiz uma curiosidade crescente, que pode torná-lo mais e mais criador. Para tanto, necessita-se de um ambiente adequado que proporcione autonomia, liberdade de criação e interação social (FREIRE, 1996)
A Tecnologia nos dias atuais vem avançando em todas as áreas, na área da educação não poderia ser diferente. Hoje até as crianças a partir de dois anos ou até antes já estão familiarizadas com o mundo da tecnologia através das redes sociais( Orkut,msn. Face book
  celulares entre outros instrumentos), a escola hoje como também os professores têm como objetivo primordial promover uma educação voltada para a informação e comunicação que é essencial ao desenvolvimento social e intelectual do aluno.
Nas escolas ainda existe alguns paradigmas a serem superados no processo de informatização. À medida que se constrói a consciência da estreita comunhão entre o homem e a tecnologia, compreende-se esse novo universo de aprendizagem, por isso alunos e professores são pontes integrantes e corresponsáveis para       a construção da realidade futura.
OBJETIVO GERAL
Assegurar no ambiente escolar o acesso as Novas Tecnologias a professores e alunos para promover espaços de aprendizagens e encontros.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
 Familiarizar-se com o ambiente, onde vão fazer uso da tecnologia (mídia);
 Realização de tarefas com o uso de computadores e internet.
PROCEDIMENTOS
• Apresentar a toda turma os aparelhos tecnológicos que a escola possui e como manuseá-los de maneira correta;
• Induzir o aluno (6º ano) para manusear os computadores da maneira correta;
• Conduzi-los a fazer pesquisas de temas relacionados a os conteúdos um estudo.
CRONOGRAMA DAS AÇÕES
Dia/ mês Ações
11/02 Apresentação do Projeto a comunidade escolar;
14/02 Apresentar a toda turma os aparelhos tecnológicos que a escola possui, explicando como manuseá-los de maneira correta;
17/02 Induzir o aluno (6º ano) para manusear os computadores da maneira correta;
24 a 28/02  Conduzi-los a fazer pesquisas de temas relacionados a os conteúdos em estudo.
AVALIAÇÃO
A avaliação dos envolvidos no Projeto deve incidir, preferencialmente, sobre apresentações e atividades desenvolvidas e praticadas, frente aos objetivos propostos.
BIBLIOGRAFIA
FREIRE PAULO, 1996.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário