PROINFO INTEGRADO
Programa Nacional de Educação Continuada em Tecnologia Educacional
Programa Nacional de Educação Continuada em Tecnologia Educacional
Cursistas
Simone Adelino
Gilza Maria Lourenço da Silva
Maria Lúcia Galdino da Silva
A EXECUÇÃO DO CURSO PROINFO INTEGRADO
Tutor: José Augusto Melquiades de Oliveira
Presidente Juscelino/RN
2013
SIMONE ADELINO
GILZA MARIA LOURENÇO DA SILVA
MARIA LÚCIA GALDINO DA SILVA
A EXECUÇÃO DO CURSO PROINFO INTEGRADO
PRESIDENTE JUSCELINO/RN
2013
TÍTULO: As Novas Tecnologias no Mundo Atual
RESUMO
Como vivemos em um mundo contagiado pelas Novas Tecnologias e enquanto escola precisamos levar em conta os benefícios desses instrumentos, no processo de Ensino Aprendizagem na Escola de Ensino Fundamental, pois é de suma importância o uso dessas ferramentas no dia a dia do aluno, tanto na escola, como em seu contexto social, uma vez que por meio dessas interações o aluno adquire autonomia na construção dos seus conhecimentos e enquanto ser social.
INTRODUÇÃO
Segundo Paulo Freire, aprender é um processo que desperta no aprendiz uma curiosidade crescente, que pode torná-lo mais e mais criador. Para tanto, necessita-se de um ambiente adequado que proporcione autonomia, liberdade de criação e interação social (FREIRE, 1996)
A Tecnologia nos dias atuais vem avançando em todas as áreas, na área da educação não poderia ser diferente. Hoje até as crianças a partir de dois anos ou até antes já estão familiarizadas com o mundo da tecnologia através das redes sociais( Orkut,msn. Face book
celulares entre outros instrumentos), a escola hoje como também os professores têm como objetivo primordial promover uma educação voltada para a informação e comunicação que é essencial ao desenvolvimento social e intelectual do aluno.
Nas escolas ainda existe alguns paradigmas a serem superados no processo de informatização. À medida que se constrói a consciência da estreita comunhão entre o homem e a tecnologia, compreende-se esse novo universo de aprendizagem, por isso alunos e professores são pontes integrantes e corresponsáveis para a construção da realidade futura.
OBJETIVO GERAL
Assegurar no ambiente escolar o acesso as Novas Tecnologias a professores e alunos para promover espaços de aprendizagens e encontros.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
Familiarizar-se com o ambiente, onde vão fazer uso da tecnologia (mídia);
Realização de tarefas com o uso de computadores e internet.
PROCEDIMENTOS
• Apresentar a toda turma os aparelhos tecnológicos que a escola possui e como manuseá-los de maneira correta;
• Induzir o aluno (6º ano) para manusear os computadores da maneira correta;
• Conduzi-los a fazer pesquisas de temas relacionados a os conteúdos um estudo.
Segundo Paulo Freire, aprender é um processo que desperta no aprendiz uma curiosidade crescente, que pode torná-lo mais e mais criador. Para tanto, necessita-se de um ambiente adequado que proporcione autonomia, liberdade de criação e interação social (FREIRE, 1996)
A Tecnologia nos dias atuais vem avançando em todas as áreas, na área da educação não poderia ser diferente. Hoje até as crianças a partir de dois anos ou até antes já estão familiarizadas com o mundo da tecnologia através das redes sociais( Orkut,msn. Face book
celulares entre outros instrumentos), a escola hoje como também os professores têm como objetivo primordial promover uma educação voltada para a informação e comunicação que é essencial ao desenvolvimento social e intelectual do aluno.
Nas escolas ainda existe alguns paradigmas a serem superados no processo de informatização. À medida que se constrói a consciência da estreita comunhão entre o homem e a tecnologia, compreende-se esse novo universo de aprendizagem, por isso alunos e professores são pontes integrantes e corresponsáveis para a construção da realidade futura.
OBJETIVO GERAL
Assegurar no ambiente escolar o acesso as Novas Tecnologias a professores e alunos para promover espaços de aprendizagens e encontros.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
Familiarizar-se com o ambiente, onde vão fazer uso da tecnologia (mídia);
Realização de tarefas com o uso de computadores e internet.
PROCEDIMENTOS
• Apresentar a toda turma os aparelhos tecnológicos que a escola possui e como manuseá-los de maneira correta;
• Induzir o aluno (6º ano) para manusear os computadores da maneira correta;
• Conduzi-los a fazer pesquisas de temas relacionados a os conteúdos um estudo.
CRONOGRAMA DAS AÇÕES
Dia/ mês Ações
11/02 Apresentação do Projeto a comunidade escolar;
14/02 Apresentar a toda turma os aparelhos tecnológicos que a escola possui, explicando como manuseá-los de maneira correta;
17/02 Induzir o aluno (6º ano) para manusear os computadores da maneira correta;
24 a 28/02 Conduzi-los a fazer pesquisas de temas relacionados a os conteúdos em estudo.
11/02 Apresentação do Projeto a comunidade escolar;
14/02 Apresentar a toda turma os aparelhos tecnológicos que a escola possui, explicando como manuseá-los de maneira correta;
17/02 Induzir o aluno (6º ano) para manusear os computadores da maneira correta;
24 a 28/02 Conduzi-los a fazer pesquisas de temas relacionados a os conteúdos em estudo.
AVALIAÇÃO
A avaliação dos envolvidos no Projeto deve incidir, preferencialmente, sobre apresentações e atividades desenvolvidas e praticadas, frente aos objetivos propostos.
A avaliação dos envolvidos no Projeto deve incidir, preferencialmente, sobre apresentações e atividades desenvolvidas e praticadas, frente aos objetivos propostos.
BIBLIOGRAFIA
FREIRE PAULO, 1996.
FREIRE PAULO, 1996.
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