SEMEC E PREFEITURA DE SERRA CAIADA/RN
MOTIVA ALUNOS A LEITURA COM
PROGRAMA DE RÁDIO
Secretaria de Educação de Serra Caiada e Prefeitura Municipal, estão engajados no projeto radiofônico para alunos de toda a rede municipal. Com o proposito de motivar, tirar a timidez e incentivar para a leitura e escrita de livros, jornais. A educação terá um das 14:00hs ás 15:00hs, pois teremos entrevistas, dramatizações e leituras. Semanalmente sempre nas 4ª feiras, virá cada escola. A Secretária Janaína Patrícia apoiou a ideia e dará todo o apoio necessário a educação juntamente com alunos, professores, coordenadores e a Prefeita Socorro dos Anjos.
SEMEC-SECRETARIA
DE EDUCAÇÃO E CULTURA
SERRA
CAIADA-RN
PROGRAMAÇÃO
DA RÁDIO ESCOLAR
COORDENADORES
GERAIS:
LUCILENE PATRÍCIA,
TÂNIA HOLANDA,
CLENEIDE AMARO SOUTO,
JACQUELINE COSTA,
MARIA FRANCISCA,
JOSÉ AUGUSTO.
PROPOSIÇÕES PARA A PROGRAMAÇÃO DA
RÁDIO ESCOLAR EDUCATIVA PARA
FOMENTAR A LEITURA E ESCRITA
COM CONTOS, FÁBULAS, ENTREVISTAS E TEATRO
Ficha Síntese da
Prática Pedagógica
OBJETIVOS
DA PRÁTICA PEDAGÓGICA
·
Promover
o desenvolvimento da capacidade comunicativa, crítica e participativa dos
estudantes.
·
Promover
a compreensão dos sistemas de comunicação, suas linguagens e formas de
produção, visando a desnaturalização dos produtos culturais veiculados pela
mídia na atualidade.
·
Estimular
o protagonismo dos participantes e desenvolver sua autonomia.
·
Possibilitar
o aperfeiçoamento da leitura e da escrita por meio de atividades voltadas à
produção radiofônica, envolvendo várias linguagens da comunicação.
·
Empreender
ações pedagógicas fundamentadas em princípios como a cooperação, a valorização
social do trabalho humano e a compreensão de todas as etapas de produção.
·
Fortalecer
as relações sociais e os vínculos humanos numa perspectiva diferente da
vivenciada na sociedade capitalista.
Característica
do grupo a quem foi aplicada a prática:
Adolescentes,
jovens, adultos e pessoas com necessidades especiais... Atendendo alunos do 1º
ao 9º ano do ensino fundamental.
Dinâmica de trabalho
adotada na prática pedagógica:
1. Apresentação dos diferentes
gêneros da programação radiofônica e levantamento de assuntos e temas a serem
abordados na rádio escolar com entrevistas.
2. Formação de grupos para
discutir, elaborar, apresentar e defender propostas de programação para a rádio
escolar a serem discutidas no âmbito escolar e sociedade.
Recursos
necessários para aplicação: Utilizamos
durante as atividades lápis, papel, canetas hidrográficas, computador e
aparelho de som, livros diversos.
CRONOGRAMA
ESCOLAS
|
DATA
|
ESCOLA MUN. EUCLIDES LINS DE OLIVEIRA
|
20/05/2015
|
ESCOLA MUN. HERMÍNIO F. DA SILVA
|
27/05/2015
|
ESCOLA MUN. MARLENE VITORIANO DE SOUZA
|
03/06/2015
|
ESCOLA MUN. GERCINA PEREIRA DE ANDRADE
|
10/06/2015
|
FRANCISCA FREIRE DA NÓBREGA
|
17/06/2015
|
ESCOLAS DO CAMPO |
01/07/2015
|
JUSTIFICATIVA
Tendo
em vista a proposta da SEMEC-Secretaria de Educação e Cultura, com o Projeto
Piloto de( VIAJANDO PELO MUNDO IMAGINÁRIO DA LEITURA), que foi desenvolvido e elaborado para que seja um norte para as escolas,
foi idealizada a forma de como trabalhar a LEITURA E ESCRITA nas escolas. Como
ponto de partida textos variados, literários, cordéis, histórias em quadrinhos,
jornais, entre outros. Para tanto, foi-se pensado também a utilização da rádio
comunitária da cidade para a exibição desses textos, como protagonistas os
próprios alunos, professores, coordenadores e sociedade escolar. Teremos também
a participação de todos na RÁDIO, 87,9, para a leitura de textos, dramatização
e entrevistas. Com o objetivo de motivar, de criar e de estabelecer ideias acerca
da escrita e da oralidade de todos os envolvidos.
APRESENTAÇÃO
1-ALUNOS,
2-PROFESSORES,
3-COORDENADORES,
4-DIRETORES.
FORMATO DA PROGRAMAÇÃO
A Rádio Escolar como Meio Para Desenvolver o Protagonismo a
todos os Estudantes, para a motivação da leitura e escrita e a apropriação de
novos saberes.
Nenhum comentário:
Postar um comentário