quarta-feira, 13 de maio de 2015







SEMEC E PREFEITURA DE SERRA CAIADA/RN
MOTIVA  ALUNOS A LEITURA COM
 PROGRAMA DE RÁDIO







Secretaria de Educação de Serra Caiada e Prefeitura Municipal, estão engajados no projeto radiofônico para alunos de toda a rede municipal. Com o proposito de motivar, tirar a timidez e incentivar para a leitura e escrita de livros, jornais. A educação terá um das 14:00hs ás 15:00hs, pois teremos entrevistas, dramatizações e leituras. Semanalmente sempre nas 4ª feiras, virá cada escola. A Secretária Janaína Patrícia apoiou a ideia e dará todo o apoio necessário a educação juntamente com alunos, professores, coordenadores e a Prefeita Socorro dos Anjos.   








SEMEC-SECRETARIA DE EDUCAÇÃO E CULTURA
SERRA CAIADA-RN
PROGRAMAÇÃO DA RÁDIO ESCOLAR
COORDENADORES GERAIS:
LUCILENE PATRÍCIA,
TÂNIA HOLANDA,
CLENEIDE AMARO SOUTO,
JACQUELINE COSTA,
MARIA FRANCISCA,
JOSÉ AUGUSTO.


PROPOSIÇÕES PARA A PROGRAMAÇÃO DA
RÁDIO ESCOLAR EDUCATIVA PARA
FOMENTAR A LEITURA E ESCRITA
COM CONTOS, FÁBULAS, ENTREVISTAS E TEATRO





Ficha Síntese da Prática Pedagógica
OBJETIVOS DA PRÁTICA PEDAGÓGICA


·         Promover o desenvolvimento da capacidade comunicativa, crítica e participativa dos estudantes.
·         Promover a compreensão dos sistemas de comunicação, suas linguagens e formas de produção, visando a desnaturalização dos produtos culturais veiculados pela mídia na atualidade.
·         Estimular o protagonismo dos participantes e desenvolver sua autonomia.
·         Possibilitar o aperfeiçoamento da leitura e da escrita por meio de atividades voltadas à produção radiofônica, envolvendo várias linguagens da comunicação.
·         Empreender ações pedagógicas fundamentadas em princípios como a cooperação, a valorização social do trabalho humano e a compreensão de todas as etapas de produção.
·         Fortalecer as relações sociais e os vínculos humanos numa perspectiva diferente da vivenciada na sociedade capitalista.
Característica do grupo a quem foi aplicada a prática:   

Adolescentes, jovens, adultos e pessoas com necessidades especiais... Atendendo alunos do 1º ao 9º ano do ensino fundamental.
    
               Dinâmica de trabalho adotada na prática pedagógica:

1. Apresentação dos diferentes gêneros da programação radiofônica e levantamento de assuntos e temas a serem abordados na rádio escolar com entrevistas.

2. Formação de grupos para discutir, elaborar, apresentar e defender propostas de programação para a rádio escolar a serem discutidas no âmbito escolar e sociedade.

Recursos necessários para aplicação: Utilizamos durante as atividades lápis, papel, canetas hidrográficas, computador e aparelho de som, livros diversos.




CRONOGRAMA

ESCOLAS
DATA
ESCOLA MUN. EUCLIDES LINS DE OLIVEIRA
   20/05/2015
ESCOLA MUN. HERMÍNIO F. DA SILVA
   27/05/2015
ESCOLA MUN. MARLENE VITORIANO DE SOUZA
   03/06/2015
ESCOLA MUN. GERCINA PEREIRA DE ANDRADE
   10/06/2015
FRANCISCA FREIRE DA NÓBREGA
  17/06/2015

ESCOLAS DO CAMPO
   01/07/2015


JUSTIFICATIVA


Tendo em vista a proposta da SEMEC-Secretaria de Educação e Cultura, com o Projeto Piloto de( VIAJANDO PELO MUNDO IMAGINÁRIO DA LEITURA), que foi desenvolvido e elaborado para que seja um norte para as escolas, foi idealizada a forma de como trabalhar a LEITURA E ESCRITA nas escolas. Como ponto de partida textos variados, literários, cordéis, histórias em quadrinhos, jornais, entre outros. Para tanto, foi-se pensado também a utilização da rádio comunitária da cidade para a exibição desses textos, como protagonistas os próprios alunos, professores, coordenadores e sociedade escolar. Teremos também a participação de todos na RÁDIO, 87,9, para a leitura de textos, dramatização e entrevistas. Com o objetivo de motivar, de criar e de estabelecer ideias acerca da escrita e da oralidade de todos os envolvidos.



















APRESENTAÇÃO


1-ALUNOS,
2-PROFESSORES,
3-COORDENADORES,
4-DIRETORES.
























FORMATO DA PROGRAMAÇÃO



A Rádio Escolar como Meio Para Desenvolver o Protagonismo a todos os Estudantes, para a motivação da leitura e escrita e a apropriação de novos saberes.





Nenhum comentário:

Postar um comentário