
SEMEC APOIA ESSA IDEIA
Porque "Setembro Azul?"
Setembro é o mês que marca a lembrança das pessoas surdas e de suas lutas e conquistas, pois é neste mês que temos o Dia Nacional dos Surdos (26 de setembro – dia da inauguração do INES) e o dia Internacional dos Surdos (30 de setembro), além da triste lembrança do Congresso de Milão ocorrido entre 6 e 11 de setembro de 1880, no qual foi determinado a proibição do uso das línguas de sinais na educação de surdos.
A cor azul foi escolhida pelo Dr. Paddy Ladd (surdo), para ser usada em laço de fita como símbolo, em 1999, no XIII Congresso Mundial de Surdos, na Austrália, foi a Cerimônia da Fita Azul (Blue Ribbon Ceremony), em lembrança dos surdos vítimas da opressão, do audismo. O azul também era a cor utilizada pelos nazistas na segunda guerra para vestir as pessoas com deficiência.
O Setembro Azul 2011 proporcionou seminários, palestras, apresentações teatrais, passeatas, audiências públicas, exposições, festas etc., em vários locais espalhados pelo Brasil. E, até hoje continuamos na luta pelas escolas bilíngues para surdos, até fomos novamente para Brasília e fizemos passeata em 24 de abril de 2012. Porém, o MEC teima em não aceitar a proposta da comunidade surda. Agora está chegando a hora do Setembro Azul 2012, cada estado da federação irá organizar suas próprias atividades.
Portanto, junte-se a nós amanhã 04/09 às 9h e participe do nosso Café da manhã conjuntamente com a comunidade surda de Sumé e lideranças surdas vindas de Santa Catarina e do Rio de Janeiro. Posteriormente, às 10h promoveremos, na praça central em frente ao NEXT, um Ato Público conjunto com o movimento docente da UFCG em defe
sa do direito humano dos surdos de serem bilíngues e de estudarem em escolas bilíngues e, também, por uma universidade pública de qualidade.
À tarde acontecerá a palestra “O PNE, a educação e a escola bilíngue para surdos”, às 15 horas, no auditório da SEC-Sumé. A palestra será ministrada pelos professores Patrícia Luiza Ferreira Rezende (UFSC) e Alex Curione Barros (IFF), ambos surdos e líderes do movimento nacional em defesa da inclusão do direito a escolas bilíngues para surdos no PNE, conhecido como Setembro Azul.
PARTICIPE você também!!!
Nenhum comentário:
Postar um comentário